Uma ambulância do Hospital Regional de Guaraí (HRG), entregue pelo Governo do Estado em julho deste ano, está retida na concessionária Renault de Palmas há mais de 15 dias, depois de passar por manutenção. Conforme fontes ouvidas pelo Guaraí Notícias, o veículo teria sido recolhido por falta de pagamento, situação que estaria prejudicando a transferência de pacientes na cidade.

 

A ambulância em questão faz parte de um lote com outros 22 veículos entregues aos 18 hospitais mantidos pelo Estado. As unidades móveis foram vistoriadas pelo governador Mauro Carlesse (PHS) antes de serem enviadas aos seus destinos. Na época, o secretário de saúde Renato Jayme disse que os veículos integravam um conjunto de ações para modernização da saúde estadual.

 

Referência para mais de 20 municípios, o HRG é a única unidade especializada em média complexidade da região. Apesar de atender casos de urgência e emergência, incluindo cirurgias, o hospital depende das ambulâncias para a transferência de pacientes que demandam atendimento mais complexo. Atualmente o hospital possui duas unidades móveis, incluindo a que está retida.

 

Ainda conforme apurado, a ambulância do HRG não seria a única retida. As mesmas fontes indicam a existência de outros veículos deste mesmo lote que apresentaram defeito ou passaram por revisão programada e não foram devolvidos para suas respectivas unidades. O caso inclusive é de conhecimento do departamento responsável pela área de transportes da secretaria.

 

Foto:Arquivo/Governo do Estado

Ambulância foi vistoriada pelo governador Mauro Carlesse em julho, antes de ser entregue.

 

Contato com a concessionária Renault

 

Por telefone, o Guaraí Notícias tentou contato com a concessionária Alliance Renault em Palmas, procurando respostas relativas a retenção da ambulância. Todas as ligações foram encaminhadas para setores distintos da concessionária, onde as pessoas que atendiam informavam que entrariam em contato posteriormente. Passados três dias uteis, ninguém retornou.

 

Contato com a Secretaria da Saúde do Tocantins

 

O Guaraí Notícias também encaminhou e-mail para a assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins, questionando se de fato a ambulância estaria retida por falta de pagamento e quando ela seria devolvida, entre outras perguntas. Em nota, a pasta se limitou a informar que a ambulância, após mais de 15 dias, tem previsão de ser liberada nesta semana.