Os alunos/atletas guaraienses Ryan Cordeiro Sales (13 anos) e Vitória Brito de Lira (15 anos), além das medalhas conquistadas nas Paralimpíadas Escolares, também quebraram recordes nacionais da competição, considerada a mais importante do Brasil entre estudantes de 11 a 17 anos. A campanha histórica é motivo de orgulho, especialmente para familiares e educadores dos campeões.

 

Aluno da Escola Estadual Irineu Albano Hendges, Ryan foi ouro na Pelota, batendo o recorde nacional com um lançamento de 32.78 metros, prata nos 150 metros e bronze na Corrida de 60 metros. Vitória, da Escola Especial Estrela da Esperança, conquistou ouro no Arremesso de Peso, com o recorde nacional de 6,82 metros, ouro no Salto em Distância, além da prata na Corrida de 75 metros.

 

A professora Gilene de Sá, que acompanha a trajetória dos agora recordistas, se diz orgulhosa pela participação de ambos. "Fico muito emocionada e grata por essa oportunidade de poder mostrar nosso trabalho e ter esse retorno tão bom estando apenas no nosso primeiro ano de Paralimpíadas", enfatizou a educadora, já bastante conhecida por incentivar e apoiar o esporte em Guaraí.

 

Conquistas do Ryan

 

Ouro na Pelota (recorde nacional)

Prata nos 150 metros

Bronze na Corrida de 60 metros

 

Conquistas da Vitória

 

Ouro no Arremesso de Peso (recorde nacional)

Ouro no Salto em Distância

Prata na Corrida de 75 metros

 

Paralimpíadas Escolares

 

Em sua 14ª edição, as Paralimpíadas Escolares não aconteceram em 2020, devido à pandemia. Em 2019, mais de 1.200 atletas participaram da competição organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Na época, o Tocantins conquistou 38 medalhas, sendo 19 de ouro. Disputados em São Paulo (SP) entre os dias 24 e 26/11, os jogos em 2021 reúnem cerca de 900 alunos/atletas.