Os alunos do Colégio da Polícia Militar de Guaraí participam até a próxima sexta-feira (08/02), das atividades alusivas a chamada “semana zero”, período que marca o processo de ambientação dos estudantes as regras e procedimentos do modelo militar de educação. Durante este processo, os trabalhos acontecem na quadra do Ginásio Esportivo Dr. Pedro Zanina, tanto pela manhã como à tarde.

 

Cerca de 400 estudantes participam das atividades. A maior parte deles ainda não conhecia o modelo militar de educação, lembrando que para criar a estrutura no município, a Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes (SEDUC) firmou um convênio com a Polícia Militar do Tocantins (PM/TO), cedendo uma unidade regular já existente (Colégio Anaídes Brito Miranda).

 

Conforme explica o tenente da PM/TO e diretor do Colégio Militar de Guaraí, Raimundo do Carmo Santos, a primeira semana é apenas de adaptação. “Nessa semana passamos orientações sobre o funcionamento da escola, regras e outras informações. A rotina de aprendizagem inclui a execução de hinos, além de atividades voltadas para o respeito à disciplina”, destacou o diretor.

 

Três educadores do Colégio Militar de Palmas foram deslocados para Guaraí e atuam como instrutores do processo de aprendizagem durante este período de adaptação, juntamente com a equipe multidisciplinar da própria unidade de ensino, formada por professores civis e policiais que atuam no 7º Batalhão da PM/TO, unidade de comando que inclusive também é sediada em Guaraí.

 

A partir da próxima semana, as aulas dos turnos matutino e vespertino continuarão na sede provisória da unidade, instalada na antiga Escola Palotina Cristo Apóstolo. O prédio foi alugado, já que a estrutura definitiva no Colégio Estadual Anaídes Brito Miranda ainda está sendo reformada e ampliada. A previsão é de que o novo prédio seja entregue no 2º semestre deste ano.