Neste dia 11 de abril o município de Guaraí comemora seu 49º aniversário de emancipação política, data que relembra a transferência da sede do município de Tupirama para o promissor distrito “Guará”, pequena vila nascida às margens do trajeto onde atualmente está a rodovia federal BR-153. Para relembrar este momento histórico, o Guaraí Notícias preparou um álbum de fotos antigas, formado por registros enviados pelos seus leitores ao longo dos últimos meses.

 

São mais de 50 fotos, mostrando momentos desde a década de 1960 até o início dos anos 2000. Um apanhado da memória de um povo que lutou bravamente pelo direito desta terra existir como cidade. Vale destacar que as fotos deste álbum foram cedidas por pessoas que guardam em seus arquivos parte da memória de uma comunidade, uma colaboração voluntária e de valor incalculável, que agora tornamos público para todos que se interessarem.

 

Foto: Arquivo/Guaraí Notícias

Vista da Avenida Araguaia, registro datado provavelmente entre o final dos anos 1960 e início dos anos 1970.

 

Um pouco da história de Guaraí

 

Antes de virar cidade, o território que abrange o perímetro urbano de Guaraí fazia parte de uma antiga área de terras adquirida em 1920 pelo senhor Serafim Pereira, que deixou sua terra Natal em Estreito-MA para se aventurar na região, buscando evidentemente novas oportunidades. Por ser uma propriedade onde se encontravam facilmente muitos lobos guarás, realidade que infelizmente hoje não é a mesma, a localidade passou a se chamar então “Fazenda Guará”.

 

Em 1939 a fazenda foi novamente vendida, desta vez para o senhor José Alves de Sousa, natural de Loreto-MA, que anos mais tarde acabou falecendo, oportunidade em que o imóvel rural passou a ser de responsabilidade do senhor Félix Pestana, beneficiado como herdeiro legítimo do proprietário anterior. Pestana, por sua vez, repassou a fazenda para o senhor Joaquim Ferro, que a vendeu para o senhor Antônio Mendes Ribeiro pela quantia de 1 conto de reis.

 

Foto: Arquivo/Guaraí Notícias

Registro considerado raro que mostra a antiga “Fazenda Guará” em 1950, local que anos mais tarde veio a se tornar Guaraí.

 

Até este período histórico Guaraí era apenas uma propriedade rural, onde poucas famílias viviam, mas tudo mudou quando Antônio Mendes Ribeiro vendeu parte da área de terras para o senhor Pacífico Silva, que no ano de 1954 pagou a importância de 20 mil cruzeiros, valor quitado por completo em 1º de novembro daquele mesmo ano. Foi através da visão do pioneiro, que a fazenda passou a se transformar em uma vila e posteriormente virou município.

 

A Lei Nº 7.177 que criou o município foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Goiás no dia 5 de novembro de 1968 e o texto publicado no dia 27 de novembro daquele mesmo ano, divulgado na capa do Diário Oficial, edição Nº.: 10.669. Apesar da matéria exigir o imediato cumprimento da legislação, ela de fato foi cumprida apenas no dia 11 de abril de 1970, quando o 1º prefeito eleito (Osvaldo Dantas de Sá) transferiu a sede de Tupirama para Guaraí.