Cerca de 50 famílias participaram na manhã desta última quinta-feira (16/11), da solenidade de entrega de uma área com 25 hectares, destinada ao Programa Lavoura Comunitária em Guaraí. O imóvel rural está situado nas proximidades do Aeroporto Municipal e será utilizado para o plantio de milho, arroz, feijão e abobora, entre outras diversas culturas.

 

A área destinada ao programa foi doada pelo ex-prefeito Genésio Ferneda, ainda quando ele era o gestor do município. Cada uma das famílias beneficiadas terá direito a utilizar meio hectare do terreno. Para que as culturas possam se desenvolver, o município, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou a gradagem e correção do solo.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraí

Terreno de 25 hectares foi doado pelo ex-prefeito Genésio Ferneda.

 

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (RURALTINS) também devem prestar apoio aos produtores, oferecendo informações e tecnologias para um melhor arranjo produtivo. A expectativa, segundo informado pelo secretário Marcelo Albino de Sousa é de que até o fim do ano uma nova área como esta seja disponibilizada para o programa.

 

Para terem o direito de explorar o terreno, todos os agricultores familiares beneficiados devem se cadastrar na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, localizada no prédio onde funcionava o antigo Fórum de Guaraí. Como uma nova área será incorporada ao programa, as famílias interessadas já podem procurar a pasta para obter mais informações.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraí

Agricultores familiares comemoraram oficialização da doação do terreno.