O último feriadão da Independência foi especial para as famílias Jorge, Maciel e Vargas. Após 86 anos de separação, um encontro realizado na zona rural de Guaraí reuniu mais de 200 integrantes das famílias, vindos de vários estados do país. A reunião de gerações era o grande sonho de uma agricultora familiar do município, que contou com a ajuda do Guaraí Notícias para torna-lo realidade.

 

“Sempre fui ligada à minha avó. Antes de morrer ela me pediu que realizasse o grande sonho de sua vida, que passou a ser o meu também a partir daquele momento: reunir nossos familiares espalhados pelo país. Muitas pessoas achavam que seria impossível, mas graças a Deus conseguimos”, explicou Maria José Vargas de Macedo, de 62 anos, mais conhecida como Dona Zezé.

 

Foto: Guaraí Noticias

 

Encontro reuniu mais de 200 integrantes de família separada há 86 anos.

 

A filha de Dona Zezé, a administradora Sara Vargas Varga Macedo foi quem deu a ideia para a mãe de procurar o Guaraí Notícias. As buscas foram iniciadas em novembro do ano passado. Em poucos dias começaram a surgir nomes de familiares em vários cantos do país, inclusive em Pernambuco, onde a avó materna de Dona Zezé nasceu e viveu até o ano de 1932.

 

Dona Zezé e Sara chegaram a viajar para Pernambuco, onde foram recebidas com muito amor e carinho por seus familiares. Foi durante esta viagem realizada em janeiro deste ano que surgiu a ideia de promover o grande encontro das famílias separadas em Guaraí. Os mais de 200 convidados vieram dos estados de Pernambuco, Maranhão, Piauí, Bahia, Goiás, Pará, Distrito Federal e Tocantins.

 

Histórias como esta, que rompem a barreira do tempo para se tornarem possíveis, são extremamente raras, já que a memória dos fatos costuma se perder com o surgimento das novas gerações, mais preocupadas com o futuro e nem tanto com o que já passou. Graças à persistência de Dona Zezé uma família teve a oportunidade única de reconstruir suas origens.

 

Foto: Divulgação

Dona Zezé (ao centro) realizou grande sonho da avó materna.

 

Foto: Divulgação

Encontro reuniu participantes de vários estados do país neste último feriadão.