Agentes comunitários de saúde deram início nesta semana a um mutirão para recadastrar toda a população de Guaraí no banco de dados do sistema e-SUS, que reúne informações de pacientes atendidos pela rede municipal. A ação visa garantir a ampliação de recursos, orientando a aplicação de verbas públicas.

 

Esta é uma das novas exigências do Ministério da Saúde para que o município continue recebendo recursos federais ou possa ainda ampliar seu atendimento. As visitas dos Agentes de Saúde serão realizadas em horários alternados e, caso os moradores não sejam encontrados, avisos serão deixados nas residências.

 

De acordo com a diretora de atenção básica da Secretara Municipal de Saúde de Guaraí, Daltilene Ribeiro Figueiredo, “a população deve estar atenta, exigindo a identificação destes profissionais, que estarão usando crachá de identificação, portando ainda dispositivo eletrônico para a coleta das informações”, destaca.

 

O que é o e-SUS?

 

O e-SUS é um conjunto de ações do Ministério da Saúde (MS) que visa otimizar a gestão da informação na Atenção Básica, por meio da informatização do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram criadas soluções que centralizam as informações dos pacientes para que sejam acessadas sempre que necessário.