A maioria dos órgãos públicos mudou a rotina de atendimento por conta da pandemia Covid-19. E não poderia ser diferente, afinal de contas, é preciso redobrar os cuidados. No caso do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (DETRAN/TO), agendar atendimento virou uma coisa tão difícil que exige muita paciência e persistência de quem precisa deste serviço essencial.

 

Ao longo dos últimos dias, muitas pessoas procuraram o Guaraí Notícias para relatar que tentam, na maioria das vezes sem sucesso, agendar atendimento presencial por meio da central telefônica 154 ou pelo 0800 649 0154. Somente depois de muitas ligações é que alguns usuários de sorte têm conseguido pelo menos ser atendidos. E olha que realmente precisa ter muita sorte.

 

Isso ocorre, pois, o órgão centralizou todo o atendimento dos 139 municípios tocantinenses na capital Palmas. No papel, a medida tem o objetivo de economizar com a contratação de serviços de cal center, mas na prática o barato acaba saindo caro. Quem realmente precisa de serviços que só podem ser feitos no balcão de atendimento, acaba sendo prejudicado por conta das dificuldades.

 

O que diz o DETRAN/TO?

 

O DETRAN/TO confirma que adotou a estratégia de centralizar todas as ligações em Palmas para “economizar” com a contratação de um cal center. O órgão ainda garante que está desenvolvendo um novo serviço de agendamento e promete disponibiliza-lo em breve. O que não ficou claro é se será antes ou após o encerramento da pandemia. Tomara que seja antes, assim todos esperamos.

 

Prazos alterados na pandemia

 

Com base em resoluções recentes do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), vários serviços ofertados pelos DETRAN´s em todo o país tiveram seus prazos alterados, inclusive no Tocantins. As mudanças ocorrem em função da pandemia. Por meio DESTE LINK é possível saber quais foram as principais alterações, incluindo renovação de habilitação e transferência de veículos.