O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou que voltará a oferecer todos os serviços agendáveis por meio do Aplicativo (App) e do site “Meu INSS”, a partir de 14/03. Desde 2020, em virtude da pandemia da Covid-19, o órgão público Federal havia imposto limitações visando a redução de aglomerações.

 

Nos últimos dias teriam sido inclusive publicadas novas portarias, como as de número 1.413 e 982, além de uma Retificação, onde o INSS formaliza e padroniza fluxos operacionais internos para ampliação dos atendimentos presenciais, incluindo os que não podiam ser realizados de maneira remota.

 

O cidadão vai poder agendar atendimento presencial para serviços como: pedidos de aposentadoria e pensão por morte, emissão de extratos, certificados e outros documentos, obtenção de resultados, entre outros, lembrando que 91 serviços passíveis de atendimento digital seguem sendo ofertados normalmente.

 

Outro tipo de atendimento retomado é o sem agendamento prévio, o chamado “atendimento espontâneo”. Nos casos excepcionais em que o segurado não tenha acesso à internet ou telefone, como preveem as normas, ele vai poder procurar as agências para realizar agendamento ou esclarecimento de dúvidas.

 

Contatos e links

 

Site “Meu INSS”

https://meu.inss.gov.br

 

App “Meu INSS” (Android)

https://bityli.com/RXNFG

 

App “Meu INSS” (iOS)

https://url.gratis/FhfbK9

 

Telefone do INSS

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