Informações apuradas junto a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), que atua em conformidade com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), indicam que o radar que vinha apresentando falhas no trecho da travessia urbana da BR-153 em Guaraí não estaria emitindo multas.
Técnicos da agência vistoriaram o equipamento ainda na semana passada, logo após a repercussão da situação. Eles identificaram que o led do equipamento estaria com defeito e orientaram que a empresa responsável por sua manutenção o deixe desligado, até que os reparos sejam finalizados. Vale ressaltar que, segundo o Inmetro, o certificado do radar encontrava-se válido.
Conforme levantamento do Guaraí Notícias, tendo como base dados do Portal de Serviços do Inmetro, existem oito pontos autorizados para funcionamento de radares fixos na travessia urbana da BR-153 em Guaraí, porém apenas três deles estariam de fato ativos e com certificado válido, incluindo o que apresentou defeito (bugado). Em ambos a velocidade máxima permitida é de até 40Km/h.
A situação reforça a importância da manutenção regular dos equipamentos de fiscalização eletrônica, especialmente em áreas com grande fluxo de veículos. Problemas como esse geram insegurança jurídica e comprometem a credibilidade do sistema de monitoramento. A atuação rápida da AEM/TO evita transtornos maiores, mas mostra a necessidade de fiscalizações periódicas.