Câmeras de segurança no Centro de Guaraí flagraram a colisão entre um veículo de passeio e uma moto registrada na manhã da última sexta-feira, 1º de dezembro. Felizmente ninguém se feriu gravemente, mas a situação evidencia a importância de se redobrar a atenção ao cruzar faixas de pedestres, uma sinalização que costuma ser desrespeitada ou utilizada de maneira incorreta.

 

Conforme mostram as imagens enviadas ao Guaraí Notícias por uma pessoa que preferiu manter seu anonimato, o condutor da moto percebe uma pessoa que aparentemente se posiciona para atravessar a faixa de pedestres e para, realizando a manobra correta. Quem vem logo atrás, por estar muito próximo do veículo à frente, não consegue frear a tempo e acaba colidindo com a moto.

 

É importante ressaltar que o pedestre tem sempre a prioridade sobre os demais veículos que trafegam em vias, porém é importante que posturas básicas sejam adotadas, evitando acidentes ou mortes. O ideal é que a pessoa que deseja atravessar a via pelo menos sinalize de maneira clara e evidente com uma das mãos a sua intenção, o que parece não ter acontecido no caso em questão.

 

Ter responsabilidade no trânsito é muito mais do que uma obrigação. Trata-se de um compromisso de cidadania, ética e segurança para toda a sociedade. Apesar de parecer algo óbvio e de conhecimento geral, sabemos que, na prática, nem sempre as atitudes são as mais adequadas diante da direção. A regra é simples: o maior sempre tem responsabilidade pela segurança do menor.

 

 

Trânsito violento no Tocantins

 

Entre 1º de janeiro e 31 de outubro deste ano, conforme os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), 413 pessoas perderam a vida em decorrência de acidentes de trânsito no Tocantins, a maioria envolvendo jovens. Os acidentes com moto costumam ser os que mais provocam óbitos, já que o condutor, mesmo estando de capacete, expõe mais seu corpo ao risco.