Em um novo decreto publicado no fim da tarde desta terça-feira (26/05), a Prefeitura de Guaraí voltou a permitir o funcionamento de academias, salões de beleza, barbearias e centros de estética, desde que os responsáveis por estes estabelecimentos apresentem um plano de contingenciamento do novo coronavírus (Covid-19), documento que deve ser analisado pelo Poder Público.

 

O novo decreto também passou a permitir que serviços de saúde bucal possam ser exercidos em todo o município, exigindo, como no caso dos demais serviços que estavam suspensos, a apresentação do plano de contingenciamento. Vale lembrar que no caso dos estabelecimentos da área odontológica, tais serviços só estavam sendo permitidos em casos envolvendo urgência e emergência.

 

Outra medida que o decreto recente estabelece é a possibilidade da realização de blitzes por parte da Vigilância Sanitária, com apoio das forças de segurança locais, incluindo Agentes de Fiscalização do DETRAN/TO, Polícia Militar (PM/TO), Polícia Civil (PC/TO) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o objetivo de orientar e também conter a circulação de pessoas em vias públicas.

 

Telefones para orientações e denúncias

 

No caso de orientações, os munícipes podem entrar em contato com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos telefones (63) 3464-3229 ou 9 9941-8016 (WhatsApp). O contato para denúncias relativas a aglomerações de pessoas e descumprimento dos decretos vigentes, podem ser feitas por meio dos telefones 3464-2386 ou 9 9930-9162 (WhatsApp).