Estão abertas pelo WhatsApp (63) 9 9920-1719 as inscrições para o 1º Festival de Pipas de Guaraí. O evento será realizado na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) no dia 14 de julho (domingo), a partir das 8h da manhã. A ação busca incentivar a prática no município, promovendo a interação entre famílias.

 

Conforme um dos organizadores, o educador social Emerson Ferreira, o“Pit Bull”, serão oferecidas premiações para a pipa que permanecer mais tempo no ar e para as melhores manobras com o ‘retão’. A taxa de inscrição é de apenas R$ 20,00 por pessoa e o participante ainda ganha uma pipa com a rabiola.

 

“A ideia é difundir a prática de forma segura entre os participantes e ao mesmo tempo resgatar esta tradição que acabou se perdendo neste mundo tão tecnológico. A pipa ou papagaio faz parte da história de várias gerações e esperamos receber muitos pais com os seus filhos”, destaca Emerson “Pit Bull”.

 

A origem da pipa

 

O passatempo de soltar pipa, que em alguns lugares do Brasil é classificado como modalidade esportiva, surgiu na China, 1.200 anos antes de Cristo (a. C.). Conforme escritos da época, os tamanhos, movimentos e cores eram classificadas como mensagens transmitidas à distância entre tropas militares.