Anuncie neste site

A importância do hábito da leitura


Foto: Arquivo Pessoal - Terezinha de Sousa Lomazzi é professora aposentada e ex-primeira dama do município de Guaraí. Atualmente é voluntária na biblioteca do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres (CEMOT) de Guaraí.

Publicado em 01/11/2018 15:48 - Categoria: Opnião

Por Terezinha de Sousa Lomazzi.

 

Muitas ainda se perguntam: Por que devo estimular o hábito de ler? Qual a necessidade disso para nossas vidas? Estas indagações nos levam a reflexões que talvez sejam mais profundas e complexas, mas podemos avaliar que a falta deste convívio saudável gera graves consequências em nossas vidas.

 

Ler e entender o que se lê nos possibilita a inserção dentro de nossas respectivas comunidades, já que o berço dos saberes depende justamente daquilo de lemos, compreendemos e aplicamos em nossas vidas, seja ele repassado pelas nossas próprias gerações ou por cientistas e pesquisadores.

 

Devemos criar este hábito para que não sejamos cegos ou alienados, pacíficos manipulados por não termos desenvolvido nosso intelecto. Não precisamos do saber total, até por que isso é impossível, mas precisamos do mínimo de conhecimentos necessários para não nos tornarmos “vaquinhas de presépio”.

 

A leitura nos transforma em seres mais críticos. Normalmente quem desenvolve esta habilidade não se impõe perante o pensamento diverso de forma empírica, mas busca a confirmação através do que aprendeu, se expressando, portanto, de forma mais adequada em cada ocasião.

 

Na despreze a leitura, valorize este hábito e entenda que ele é a chave para a mudança de nossa sociedade. Se queremos um Brasil mais justo, precisamos investir na leitura das futuras gerações. Como já diziam os defensores do iluminismo, precisamos conhecer para nos libertar, este é o caminho.

 

----------------------------------

 

Terezinha de Sousa Lomazzi é professora aposentada e ex-primeira dama do município de Guaraí. Atualmente é voluntária na biblioteca do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres (CEMOT) de Guaraí.

Compartilhe: