“O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem”, a celebre frase do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, que ficou conhecido no mundo inteiro por escrever o livro “O Pequeno Príncipe”, resume bem a vida de um pioneiro guaraiense que não cansa de oferecer amor a uma entidade que ele faz questão de abraçar há exatos 15 anos, juntamente com sua família.

 

Casado há 56 anos com Dona Vilanir Delevatti (81), Seu Luiz Delevatti (82) é o responsável por preparar uma iguaria que atrai mais de 1.200 convidados todos os anos. O famoso boi no rolete, assado inteiro no espeto, é o carro chefe de um evento beneficente promovido pela APAE de Guaraí, que além de alimentar a fome de quem saboreia, garante também o sustento da instituição.

 

Foto: Guaraí Notícias

Criador do Boi no Rolete em Guaraí, Seu Delevatti é casado com Dona Vilanir há 56 anos.

 

Em 2018 o Boi no Rolete da APAE de Guaraí entrou em sua 15ª edição. Durante todos estes anos os recursos arrecadados com o evento serviram para várias finalidades, mais recentemente ajudou a construir um moderno centro de reabilitação física, inaugurado há 30 dias. “Este evento é o mais importante do ano para a APAE de Guaraí, agradecemos muito ao Seu Delevatti, ele é nosso tudo aqui”, relata a presidente da entidade, Maria Fé da Silva Barros.

 

Como criador do evento, Seu Delevatti conta que não sabia se quer preparar o boi inteiro no espeto e aprendeu meio que por acaso. “Começamos a preparar meio que por acaso, não tinha nem ideia de como começar. Hoje, depois de tanto tempo, somos convidados para assa-lo em vários municípios da região, mas digo que tudo começou aqui na APAE de Guaraí. É o único lugar que desde o começo faço questão de doar meu serviço por amor”, relata o pioneiro.

 

Foto: Guaraí Notícias

 

Pioneiro em Guaraí, Seu Luiz Delevati conta que começou a preparar a iguaria por acaso.

 

Depois de aprender com a experiencia, o patrono do Boi no Rolete da APAE de Guaraí resolveu compartilhar o conhecimento dentro da família e sempre que pode leva os filhos, noras, netos e bisnetos para ajudar a preparar o saboroso prato. “Quando eu não dou conta, coloco a família para fazer tudo. A gente precisa manter esta tradição, pois muitas pessoas dependem do nosso trabalho. Isso daqui é uma responsabilidade muito grande”, explica o patriarca.

 

Um amor que se compartilha, um amor que se divide, um amor que contagia, assim é a vida deste grande homem que transformou, através de um prato culinário, a vida de pessoas para melhor. Seu Delevatti mostra que este sentimento verdadeiro de solidariedade e carinho com o próximo pode melhorar com os passar dos anos, basta que a gente faça nossa parte e deixe esta emoção agir. Vida longa ao criador da tradição. Guaraí agradece de coração.

 

Foto: Guaraí Notícias

Hoje o conhecimento é compartilhado com a família, incluindo netos e bisnetos.