Um levantamento realizado pela Sala de Inteligência de Mercado da Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), denominado “panorama empresarial”, revela que 122.019 empresas estão ativas no Tocantins. 73% delas estão instaladas em apenas 12 dos 139 municípios que o Estado possui.

 

Esta concentração abrange os territórios de Palmas (capital), Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Colinas do Tocantins, Guaraí, Dianópolis, Miracema do Tocantins, Araguatins, Formoso do Araguaia e Pedro Afonso. Somente em Palmas estão 33% das empresas ativas estado, 40.067 negócios.

 

Dentre esses empreendimentos, 58% classificam-se como Microempreendedor Individual (MEI) e 33% como Microempresa (ME). 82% das mais de 122 mil empresas do Estado se enquadram no setor de serviços e comércio, 16% no setor da indústria, 8% no setor da construção civil e 2% no setor agropecuário.

 

A divulgação destas informações técnicas, segundo informado pelo secretário da Sics, Carlos Humberto Lima, tem o objetivo de apresentar a situação da atividade empreendedora tocantinense na atualidade e também orientar políticas públicas governamentais, propiciando ainda o fortalecimento socioeconômico.