71% dos brasileiros não conseguiram poupar absolutamente nada em dezembro do ano passado, é o que revelam os dados de um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgado nesta segunda-feira (19/02). Entre os brasileiros que não pouparam nenhum centavo, 40% disseram que os salários baixos acabaram impossibilitando o provisionamento de reservas.

 

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o momento econômico limitou a renda das famílias, tornando a poupança ainda mais difícil, mas nem tudo deve ser atribuído à crise. “O alto desemprego e a queda da renda de fato pesam, mas também há muita negligência com as próprias finanças. Um controle adequado do orçamento pode fazer a diferença”, afirmou a especialista.

 

O indicador ainda revela que quase metade dos brasileiros que dispõem de reserva financeira (49%) tiveram de sacar, em dezembro, parte dos recursos. Os principais motivos foram imprevistos (14%), alguma compra (13%) e pagamento de dívidas (11%). Vale lembrar que o hábito de poupar afasta o mau hábito de gastar mais do que se ganha, e assim, o consumidor cria uma reserva.

 

Entre os entrevistados que costumam economizar, 57% colocaram o dinheiro na poupança. Em seguida, vêm aqueles que costumam guardam o dinheiro em casa (27%) e os 17% que deixam na conta corrente. Outras opções mais rentáveis de investimentos, porém menos citadas pelos poupadores, são os fundos de investimento (9%), previdência privada (8%) e o Tesouro Direto (7%).