Uma pesquisa que ouviu mais de 2,8 mil professores tocantinenses das redes públicas municipal e estadual revelou que 67% vivem em residências com pessoas do chamado grupo de risco para a Covid-19 ou fazem parte deste. O levantamento foi realizado entre 29 de julho e 13 de agosto em todo o Estado.

 

Os dados da pesquisa, idealizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (SINTET), segundo informado, foram obtidos por meio de formulário online. O estudo visava obter informações sobre as condições de retorno das aulas na rede pública, sejam elas semipresenciais ou presenciais.

 

As doenças consideradas mais presentes entre professores e seus familiares que residem no mesmo ambiente são a diabetes, a obesidade, a hipertensão, além da tuberculose. 54% dos entrevistados são lotados na rede municipal e 40% na rede estadual, 44% têm entre 35 e 45 anos e 81% são do sexo feminino.

 

Ainda conforme a pesquisa, apenas 9% dos educadores informaram ter recebido orientações para o processo de retorno das aulas, sejam elas realizadas por meios remotos ou presenciais. 61% dos entrevistados afirmaram ainda que não receberam se quer uma única formação para atuar nas atividades à distância.