A cada 8 minutos um estupro é cometido no Brasil, isso é o que revelam as estatísticas oficiais em nível nacional. São pelo menos 180 casos registrados diariamente, sendo que 63% das vítimas são crianças ou adolescentes e 75% delas relatam conhecer ou convivem com o agressor dentro da própria casa.

 

Trata-se de um crime mais comum do que as pessoas imaginam, que muitas vezes acaba sendo silenciado pelo medo, já que os abusadores exercem forte influência sobre os abusados, o que torna a investigação e punição destes casos complexa, por mais que os meios para se denunciar sejam bastante conhecidos.

 

Especialistas recomendam atenção dos pais ou responsáveis, principalmente em relação a mudanças de comportamento repentinas. É importante destacar que os abusos não precisam envolver apenas a conjunção carnal. Eles também podem ser relacionados a atos de caráter libidinoso, incluindo por meio virtual.

 

Dados do Tocantins

 

No Tocantins, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), 35% dos 759 casos de violência registrados contra adolescentes neste ano envolveram a prática de atos com conotação sexual, sejam eles físicos ou virtuais, metade do volume de registros acumulados durante o ano de 2019.

 

Conselho Tutelar de Guaraí

(63) 9 9986-0972

 

Disque Direitos Humanos

100