Maio é o mês de conscientização sobre a violência no trânsito, mas apesar dos esforços, a situação do país, de um modo geral, ainda é considerada preocupante. No Tocantins, conforme um levantamento divulgado recentemente pela Seguradora Líder, administradora do Seguro DPVAT, 593 pessoas perderam suas vidas em função de acidentes de trânsito apenas no ano de 2018.

 

Entre todos os estados da região Norte do país, nenhum registrou no último ano mais mortes violentas relacionadas ao trânsito do que o Tocantins. 9 estados possuem inclusive índices de morte no trânsito mais elevados do que crimes de homicídio e latrocínio, incluindo o Tocantins, além de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Piauí, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

 

Outro dado do levantamento mostra que pelo menos 53% dos acidentes com vítimas fatais no trânsito brasileiro são causados por imprudência, falta de atenção e desrespeito às legislações. Entre os comportamentos considerados de maior risco estão o excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas, ingestão de álcool, desobediência à sinalização e dirigir usando o celular.

 

Acidentes de trânsito matam 45 mil pessoas por ano no Brasil:

 

Conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os acidentes de trânsito no Brasil matam em média 45 mil pessoas todos os anos, deixando ainda mais de 300 mil pessoas com lesões graves. Além do elevado número de mortes e lesões, comparada a de países em guerra, a violência no trânsito custa a sociedade brasileira cerca de R$ 40 bilhões anuais.