5 conselheiros tutelares foram eleitos em Guaraí para a nova composição da entidade, que assume para um mandato de 4 anos, a partir de 2024. O pleito aconteceu neste domingo, 1º de outubro, contando com a participação de 2.349 dos 16.897 eleitores do município possui, o que representa, 13,9% do eleitorado.

 

Esta foi a segunda vez em que o processo de escolha contou com o suporte de urnas eletrônicas, assim como ocorre em eleições municipais (prefeito) ou gerais (presidente). No caso de Guaraí, as sessões foram instaladas no Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres (CEMOT) e a votação ocorreu das 8h até às 17h.

 

Vale ressaltar que o atual processo de eleição do Conselho Tutelar em Guaraí foi iniciado em abril e passou por diversas fases, incluindo avaliação de documentos, prova escrita, redação, entrevista e avaliação psicológica. O salário inicial dos eleitos no pleito será de R$ 3,3 mil (dois salários-mínimos e meio).

 

Ao contrário de pleitos para Prefeito, Vereador, Governador e vice, Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador e Presidente, a votação para a escolha de conselheiros tutelares, que aconteceu simultaneamente em todo o Brasil, não era obrigatória, mas exigia que os eleitores estivessem em situação regular.

 

Foram 14 candidatos em 2023

 

38 pessoas se inscreveram para o processo de escolha do Conselho Tutelar de Guaraí, mas 14 conseguiram ser aprovados nas etapas que antecederam a eleição. Em 2023, tanto o número de candidatos como o de eleitores foram maiores do que no último pleito (2019), quando 12 concorreram e 2.156 votaram.

 

Conselheiros eleitos em Guaraí

 

Elquiane Neres – 377 votos

Gerson Aranha – 342 votos

Ceará – 185 votos

Carmem Gomes – 174 votos

Lucilene – Lu – 171 votos

 

Resultado da votação