Por meio de nota divulgada em seu site oficial, a Prefeitura de Guaraí esclareceu nesta quarta-feira (08/07), que apenas durante o ano de 2020 já notificou 12 empresas fornecedoras de medicamentos por conta de atrasos no processo de entrega dos itens adquiridos para abastecer a Farmácia Básica Municipal.

 

De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Saúde, todas as empresas notificadas venceram licitações promovidas pelo município, porém não cumpriram os prazos determinados em contrato, o que acaba prejudicando o abastecimento de alguns itens essenciais, incluindo remédios controlados.

 

Ainda conforme a pasta, mais de 217 mil medicamentos foram entregues pela Farmácia Básica Municipal no primeiro semestre deste ano, atendendo pouco mais de 19 mil pacientes. Atualmente, dos 120 itens distribuídos gratuitamente para a população, 14 estão em falta, todos por conta de atrasos na entrega.

 

Após receberem a notificação, as empresas que estiverem com atrasos na entrega de medicamentos têm um prazo de até 5 dias uteis para responder por quais motivos não estão conseguindo cumprir seus contratos. Caso as justificativas não sejam adequadas, as mesmas podem ter o contrato cancelado.