Um contingente de 3,35 milhões de desempregados no país procura trabalho há pelo menos 2 anos. Isso equivale a 26,2% ou 1 em cada 4 pessoas do total de desocupados. Os dados fazem parte de uma pesquisa contínua elaborada pelo Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE) desde o ano de 2012.

 

O número de desocupados que procuram trabalho com carteira assinada quase que dobrou nos últimos anos. Em 2015 esse contingente era de 1,43 milhão de pessoas. No ano passado o patamar atingiu 3,15 milhões de impactados, chegando a 3,35 milhões, apenas nos seis primeiros meses de 2019.

 

“A proporção de pessoas à procura de trabalho em períodos mais curtos está diminuindo, mas tem crescido nos mais longos. Parte delas pode ter conseguido emprego, mas outra aumentou seu tempo de procura para os 2 anos”, avalia a analista Adriana Beringuy, uma das responsáveis pelo estudo do IBGE.

 

Apesar do quantitativo de desocupados que procuram emprego a mais de 2 anos ter aumentado, a taxa de desemprego do país apresentou recuo de 0,3%, saindo de 12,7% para 12,4%, se comparado ao 2º semestre de 2018. No Tocantins, ainda conforme os dados do IBGE, os indicadores se mantiveram estáveis.