Um projeto que envolve a Unidade Penal local, Prefeitura de Guaraí e Poder Judiciário foi destaque durante evento nacional realizado em Brasília (DF) entre os últimos dias 16 e 19 de abril. A iniciativa ajudou a profissionalizar mais de 80 custodiados entre 2017 e 2024, possibilitando que 60 deles conseguissem um emprego para recomeçar suas vidas ao progredirem para o regime semiaberto.

 

O evento em questão era um seminário que abordava termas relacionados ao trabalho e formação profisisonal dentro do sistema penal. A prefeita guaraiense Fátima Coelho (União Brasil), o juiz Fábio Costa Gonzaga, titular da 1ª Vara Criminal do município e o diretor da Unidade Penal, Adriano Almeida apresentaram a iniciativa durante painel que reuniu espectadores de todo o país.

 

 

Atualmente, 8 custodiados se beneficiam da parceria entre os parceiros institucionais. Na prática, os presos pernoitam na Unidade Penal até o cumprimento integral de suas penas, mas durante o dia conquistam a possibilidade de trabalhar em uma atividade remunerada oferecida pela Prefeitura de Guaraí, desde que passem por um processo de qualificação.

 

Segundo estatísticas geradas pela própria Unidade Penal, apenas 4% dos custodiados que aprendem uma profissão e conquistam uma oportunidade de trabalho posterior, reincidem no mundo do crime, ou seja, 96% de todos os detentos que passaram pelo projeto não mais voltaram a cometer delitos e podem seguir suas vidas por um caminho digno, além de mais qualificados.